terça-feira, 31 de março de 2009

Robótica

Quando você ouve falar em “robótica”, o que se passa em sua cabeça? Tecnologia de ponta, cálculos avançados e por aí vai, não é? Ou melhor: algo fora da compreensão da maioria das pessoas. Mas esse pensamento está longe de ser verdadeiro. Cada vez mais escolas da rede pública e privada do Brasil estão descobrindo que a utilização da robótica pode ser simples e muito interessante para alunos de todas as idades.
Com o objetivo de levar os alunos a descobrir o funcionamento da tecnologia de uma maneira divertida, a robótica aproveita também para discutir o conhecimento acumulado cientificamente e contribuir para que os estudantes possam, além de conhecer, utilizar, dominar e desenvolver o pensamento crítico.


OBJETIVOS DA ROBÓTICA EDUCACIONAL


• Propicia à imaginação da criança o desenvolvimento do potencial criativo através de atividades que permeiam ma melhor compreensão do mundo tecnológico que a cerca e que permitam também compreender a importância da ciência na vida diária.
• Facilita a aprendizagem da ciência, despertando o interesse e a motivação infantis para que elas descubram o valor funcional de uma “Ciência Palpável” (a tecnologia) facilitando posteriormente a aquisição de conhecimento de maior complexidade.
• Forma na criança atividades favoráveis à troca e a inovações em ambientes tecnológicos interdisciplinares, através dos quais adquire cultura da eficiência e produtividade. • Propõe que as crianças adquiram procedimentos e atividades científicas, datando-lhes de rigor metodológico e flexibilidade intelectual, alimentando-se em sua capacidade de aprender a aprender.
• Permite que as crianças tenham um melhor entendimento das relações que existem entre os avanços científicos, tecnológicos e os recursos humanos ao longo da história, compreendendo assim o valor acumulativo da ciência.Com alguns dispositivos tecnológicos de inventos antigos, transmitem seus valores ao integrar-se com outros inventos mais recentes.
• Permite que as crianças de acordo com a sua faixa etária avancem desde um esquema de compreensão da realidade científica simples, até as explicações multicausais e o reconhecimento da interação de sistemas.
• Desenvolve hábitos e atitudes favoráveis ao trabalho organizado em tarefas onde esteja associado “saber” com o “saber fazer”, para que possa definir os conceitos de acordo sua função dentro de uma perspectiva multidisciplinar.
• Propicia a valorização do trabalho em grupo ao resolver situações problemáticas tecnologicamente reais, atuais e com significados que podem ser contextualizados com a realidade local.
• Ajuda, de maneira eficiente, a autoexploração vocacional evitando priori que as crianças descartem as carreiras científicas por considerá-las equivocadamente distanciadas de suas atividades de seu cotidiano.
• Prepara as crianças para futuros ambientes trabalhistas e empresariais, onde se ressalta que nenhuma ocupação humana poderá remunerar o uso da tecnologia, como já está acontecendo.

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